Não estamos num concurso de produtividade - o que fazer quando estiver se sentindo sobrecarregada

Acordar no horário, fazer sua rotina de atividade física na sala, ajeitar seu espaço de trabalho e comunicar quem mora com você os horários que está ocupada. Acompanhar ao longo do dias quantas xícaras de café e copos de água está bebendo e garantir que sairá da quarentena saudável e 'produtiva'.

Não é que não estamos tentando. Acontece que em algum momento as pessoas passaram a ser reconhecidas pela sua produtividade. Mas quem inventou isso?! E no momento que estamos vivendo em uma pandemia global, preocupando com a sua saúde, da sua família, dos seus colegas de trabalho, descobrindo formas novas/diferentes de fazer o nosso trabalho e descobrindo o novo normal.

Na era dos streamings, do google agenda e do excesso de informação. É inevitável que a tal produtividade vá embora e sabe que está tudo bem, né?

Divido com vocês o que tenho feito para não deixar de fazer o que precisa ser feito e ainda dar o tempo que preciso.

Definir um objetivo/meta do dia

O que ao final do dia precisa ser feito? É aquela reunião? A apresentação precisa ser entregue? Vai lá, respire fundo, e define o que é o mais importante de hoje.

Se você é das pessoas que adicionam várias coisas como objetivos e metas essa é a hora de priorizar!!

Faça pausas

Fazer pequenas pausas ao longo do dia é muito mas muito mais eficiente do que uma única pausa longa no dia.

Se não souber por onde começar programe ao menos uma hora do seu dia para não fazer nada. Sim! Ficar ociosa não é férias ou completa irresponsabilidade, na verdade é tão importante para o seu cérebro quando ocupar o tempo todo. Trabalhar de casa não quer dizer que você precisar acordar e dormir trabalhando.

Recuse o que não faz sentido

O fato de estar de quarentena não quer dizer que você precisa aceitar todos os compromisso, fazer todos os cursos, e assistir todas as lives disponíveis. Se você se sentido sobrecarregada e precisa desligar foque no seu objetivo do dia e recuse o que não fizer sentido no momento.

Feito melhor que perfeito

Todas as vezes que me vi sobrecarregada/ansiosa me vi em um circulo vicioso buscando deixar a tarefa perfeita. Cada detalhe o mais perfeito possível. Ser produtiva ou seja lá o nome que queiram dar não significa ser perfeccionista, é fazer o melhor que puder com o que tem disponível.

*Se você está se sentindo depressiva, emocionalmente instável procure a ajuda de um especialista.

Cuide de você e da sua mente antes de cuidar dos outros. Nesse caso vale a máxima do oxigênio no avião. 'Coloque a mascara de oxigênio primeiro em você'.

Previous
Previous

Crise COVID-19 e você? Lidando, enfrentando ou pirando? * - 1/4

Next
Next

O que todo empreendedor tem em comum?